Informações Gerais sobre Acervo

O acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC é composto por livros, dissertações, teses, monografias, folhetos, periódicos, artigos de periódicos, mapas, slides, dentre outros materiais. Dividide-se em duas categorias: circulante (disponível para empréstimos) e não-circulante (para consulta local), composto pelas coleções especiais, obras raras e de referência.

Coleções Especiais

Formada por livros, periódicos e folhetos oriundos de coleções particulares de personalidades de renome, doadas à biblioteca da UFC. As obras que compõem estas coleções ficam em sala especial, com acesso para consulta local.

Obras Raras

O acervo de Obras Raras da UFC possui importantes obras dos séculos XVII, XVIII e XIX, distribuído nas seguintes bibliotecas: Biblioteca de Ciências Humanas, Blblioteca da Faculdade de Direito, Blbioteca de Ciências da Saúde, Biblioteca do Curso de Arquitetura e Biblioteca Universitária.

Memória UFC

É composta de publicações editadas pela Imprensa Universitária, Edições UFC e Coleção Alagadiço Novo, além de publicações sobre a UFC.

A Imprensa Universitária foi criada em 1956, com o objetivo de editar, além das publicações oficiais da Universidade, as obras de real valor literário e científico.  Em 1980, as Edições UFC assumiram a tarefa de canalizar, através do livro, a produção intelectual da comunidade universitária, fazendo com que esta atravessasse as fronteiras dos campi e atingisse o grande público. A produção gráfica das Edições UFC foi confiada à Imprensa Universitária.

A partir de 1983 deu-se início também ao Programa Editorial da Casa de José de Alencar (Coleção Alagadiço Novo), tendo como idealizador o Reitor Antonio Martins Filho.

Faz parte também desse setor a memória administrativa: anais, boletins, relatórios, etc.

O acervo está localizado na sede da Biblioteca Universitária no Campus do Pici, podendo ser consultado mediante agendamento, através do telefone 3366 9506 ou do e-mail: dpra.bu.ufc@gmail.com

Acervos Agregados

Constam em nossa base de dados acervos pertencentes a 8 (oito) órgãos administrativos e departamentos da UFC que utilizam o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum para gerenciar seus acervos. A pesquisa no acervo na Web (catálogo eletrônico Pergamum) indica a disponibilidade dos exemplares para consulta.

  • Biblioteca da Casa de José de Alencar (CJA)
  • Coordenação do Curso de Biblioteconomia (Cariri)
  • Departamento de Ciências da Informação
  • Departamento de Economia Agrícola
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPS)
  • Procuradoria Geral da UFC
  • Biblioteca do Memorial da UFC
  • Núcleo de Documentação (Nudoc) – Departamento de História

Para maiores informações consulte a Biblioteca vinculada ao seu curso (PDF 282 KB).