Servidores do Sistema de Bibliotecas participam de curso sobre acessibilidade

21 de setembro de 2018

O Sistema de Bibliotecas oferta serviços especializados voltados para a acessibilidade, como a digitalização de materiais bibliográficos em formatos acessíveis, orientação à pesquisa bibliográfica para usuários com deficiência visual e levantamento bibliográfico para usuários com deficiência visual, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Acessibilidade da UFC. Para ampliar a oferta desses serviços nas bibliotecas da UFC, ampliando a capacidade de atendimento às demandas dos estudantes com deficiência, servidores técnico-administrativos do Sistema participaram hoje (21), no período da manhã e da tarde, de capacitação sobre acessibilidade em bibliotecas, promovida pela Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência, ligada à Biblioteca de Ciências Humanas da UFC.

“A Biblioteca Universitária é protagonista no que diz respeito ao acolhimento às pessoas com deficiência”, afirmou o diretor do Sistema de Bibliotecas, Francisco Jonatan Soares, na abertura do curso, lembrando que há dez anos foram iniciadas as primeiras discussões sobre o atendimento às pessoas com deficiência resultando na criação de uma Comissão de Estudos com essa finalidade, em atividade até hoje. Explicou ainda que a capacitação faz parte das ações para a implantação de núcleos de atendimento a pessoas com deficiência no Sistema de Bibliotecas na capital (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Central do Campus do Pici, FEAAC e Faculdade de Direito) e no interior do Estado (Medicina de Sobral, Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Russas e Campus de Crateús). Tais núcleos serão equipados com tecnologias assistivas, já em fase de aquisição.

Clemilda Souza, bibliotecária e chefe da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência, e a assistente em administração Alanna Larisse Freitas atuaram como instrutoras do curso. Clemilda ressaltou que “por meio da política de cotas, no ano de 2018.1 tivemos um grande acesso de pessoas com deficiência na universidade, tais pessoas hoje se encontram em diversos cursos. Sendo assim, é preciso pensar em uma forma de atendimento em rede desses usuários, otimizando recursos e diluindo a demanda”.

Nos próximos meses haverá novas ações de capacitação promovidas pela Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência voltadas para os bibliotecários e demais colaboradores que fazem parte das equipes das bibliotecas que atuarão como núcleos.

Fonte: Divisão de Coordenação de Bibliotecas – fone: 3366 9508.

Termos: