Ficha Catalográfica

Com o objetivo de dinamizar o processo envolvido no serviço de catalogação na publicação, a Comissão de Normalização do Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas. A ferramenta foi desenvolvida pelo Bibliotecário Felipe Ferreira da Silva, do Campus da UFC em Crateús, a partir do código fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos. Descreve de forma detalhada as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, em conformidade com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloguing Rules – AACR2). A ficha catalográfica será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários da ferramenta, os quais terão total responsabilidade sobre as informações apresentadas na mesma.

Requisitos

Acessando o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, o aluno precisa apenas preencher corretamente os campos do programa com os dados do seu trabalho acadêmico. Antes de acessar a ferramenta, é importante consultar o tutorial de elaboração da ficha catalográfica (veja abaixo), pois o modo como os dados forem digitados no sistema irá interferir no resultado final da apresentação da ficha.
A ficha catalográfica será gerada em um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão, e deve constar no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos defendidos na UFC; na versão eletrônica, vem logo após a folha de rosto.

Tutoriais:

 

Links relacionados