Empréstimo domiciliar

Alunos de graduação, pós-graduação e extensão; servidores docentes e técnico-administrativos e pesquisadores podem levar por empréstimo até 16 exemplares por vez, com prazo de devolução de 30 dias.

Renovação: não estando em atraso e não havendo reserva, os empréstimos podem ser renovados até o limite de 10 vezes, na biblioteca ou pelo sistema online (Pergamum).

Reserva: a reserva de obras que se encontrem emprestadas também pode ser efetuada na biblioteca ou pela internet. A partir da liberação pelo sistema online, o tempo de disponibilidade das reservas é de 24 horas.

Devolução: em caso de atraso na devolução do material, é cobrada taxa no valor de R$ 0,31 por dia/obra. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes impressos e também podem ser verificados através da Internet. O envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da biblioteca, e não isenta o usuário do pagamento de eventuais multas, caso não seja recebido.

Requisitos

Para efetivar seu cadastro na biblioteca, basta apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de vínculo com a UFC, de acordo com a sua categoria de usuário:

  • Alunos de graduação presencial e alunos de mestrado e doutorado: atestado de matrícula ou declaração de vínculo emitida pelo SIGAA;
  • Alunos de graduação semipresencial, alunos das Casas de Cultura Estrangeira e alunos de especialização: declaração de matrícula emitida pelo sistema Módulo Acadêmico;
  • Servidores docentes e técnico-administrativos: contracheque; Professores substitutos: comprovação de vínculo e do período de permanência no cargo;
  • Pesquisadores: formulário de solicitação de cadastro, devidamente preenchido e assinado pelo Diretor do Centro ou Faculdade à qual estiverem ligados e termo de compromisso com a biblioteca.

A utilização do nome social no cadastro do Sistema de Bibliotecas é realizado mediante aprovação de pedido junto à UFC. Os servidores da UFC devem formalizar requerimento junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; os estudantes de graduação, à Pró-Reitoria de Graduação; os estudantes de pós-graduação, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O empréstimo é realizado por meio de identificação biométrica (digital) e senha, pessoal e intransferível.

Saiba mais sobre as Normas do empréstimo do Sistema de Bibliotecas.