Normas para o Recebimento de Teses e Dissertações

A Biblioteca Universitária (BU) coleta e divulga as teses e dissertações defendidas na Universidade por meio do Repositório Institucional (RI) e do catálogo online (Pergamum), disponíveis para acesso público. A Portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006 da CAPES (PDF 9,84 KB) institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos, sendo mais um quesito considerado na avaliação dos cursos de pós-graduação.

Requisitos

  1. O aluno deve apresentar a versão final do trabalho aprovada pelo orientador;
  2. Entregar o trabalho exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos);
  3. A folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação nos repositórios digitais da UFC;
  4. A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos e pode ser elaborada pelo próprio aluno por meio do Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas, disponível no site da Biblioteca Universitária.
  5. Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as normas de documentação e informação da ABNT. As bibliotecas oferecem serviço de orientação quanto à normalização dos trabalhos. Consulte também o Guia de Normalização da UFC, disponível no site da BU.

Instruções para entrega do trabalho

  • O aluno solicita à secretaria da pós-graduação do curso o depósito do seu trabalho no Repositório Institucional (RI), de acordo com os formatos especificados;
  • No caso de  trabalhos que envolvem patentes ou embargo, ou seja, quando não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento durante um determinado período de tempo, deve ser preenchido e entregue na secretaria do curso o  Termo de Autorização para Disponibilizar Documentos Digitais (DOC 55 KB) O artigo 9º. da Política de Informação da UFC (PDF 89,8 KB) apresenta detalhadamente os casos em que fica desobrigada a publicação do documento na íntegra no RI. O termo de autorização ficará em poder da pós-graduação.
  • A secretaria cadastra o trabalho no RI e submete à biblioteca para revisão;
  • Verificando-se que a normalização está de acordo com as normas da ABNT, a biblioteca libera o trabalho para acesso público.
  • A partir da publicação eletrônica de sua tese ou dissertação, o aluno poderá dirigir-se à biblioteca para solicitar a declaração de quitação com a biblioteca (nada consta).