Normas do Empréstimo

Usuários

O empréstimo de obras do acervo das bibliotecas da UFC está disponível para as seguintes categorias de usuários:

  • Usuários regulares: os professores, inclusive Professores Visitantes e Professores Substitutos, estudantes de graduação presencial e semipresencial, alunos de pós-graduação e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, inclusive docentes e servidores aposentados. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado em qualquer das bibliotecas.
  • Usuários especiais: bolsistas da CAPES e do CNPq e pessoas ligadas a convênios executados pela Universidade, assim considerados por solicitação de Diretor de Centro ou Faculdade, e alunos de cursos especiais, por indicação dos respectivos coordenadores. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado na biblioteca específica.
  • Os alunos dos cursos de especialização do CETREDE executados em convênio com a UFC.
  • Estudantes das Casas de Cultura Estrangeira. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado na biblioteca específica.

Obs.: o empréstimo domiciliar não se aplica a alunos com matrícula especial (alunos especiais e alunos de mobilidade acadêmica).

Inscrição

Estudantes de graduação e de pós-graduação são automaticamente inscritos no Pergamum (Sistema de Automação de Bibliotecas) ao ingressarem na Universidade.

Já os professores, servidores técnico-administrativos e usuários especiais (pesquisadores) devem dirigir-se às bibliotecas específicas para solicitar seu cadastro no sistema, portando a documentação necessária.

Para a ativação do cadastro na Biblioteca, basta apresentar um documento de identidade com foto e um documento atualizado de confirmação do vínculo com a UFC, conforme quadro a seguir:

Usuário   Documento 
Alunos de graduação (presencial) e alunos de mestrado e doutorado
  • Atestado de matrícula ou declaração de vínculo emitida pelo SIGAA
Alunos de graduação (semipresencial), alunos das Casas de Cultura Estrangeira e alunos de especialização
  • Declaração de matrícula emitida pelo Módulo Acadêmico
Professores e servidores técnico-administrativos
  • Contracheque atual
Professores substitutos
  • Contracheque atual
  • Comprovação do período de permanência no cargo
Usuários especiais (pesquisadores)
  • Formulário de solicitação de cadastro preenchido e assinado pelo Diretor do Centro ou Faculdade à qual estiverem ligados.
  • Termo de compromisso – Devolução de Materiais.

Em seguida, os dados pessoais são conferidos e é cadastrada a senha do empréstimo, utilizado na biblioteca e também no autoatendimento pela Internet. Quando houver solicitação da mudança de senha, o usuário deverá apresentar documento de identidade e preencher formulário informando o motivo da alteração.

Tipos, quantidade e prazos de empréstimo de material

Usuários Tipo de obra Nº de itens*         Dias
Alunos de graduação,  pós-graduação e extensão; professores e servidores técnico-administrativos, inclusive os aposentados;  pesquisadores Livros, folhetos, monografias, dissertações,  teses, DVDs, CD-ROMs e fitas de vídeo 16 30

* Não inclui os materiais adicionais, ou seja, os itens que acompanham os livros.

Renovação

O usuário poderá ter o seu empréstimo renovado ao término do prazo para devolução, desde que não esteja em atraso ou reservada para outro usuário. É possível renovar cada obra até o limite de 10 vezes. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet.
Reserva: o usuário poderá reservar obras que se encontrem emprestadas, até o limite de 10 exemplares. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas, portanto o usuário deve acessar sua conta na Biblioteca (Acesso Usuário) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.
Usuário especial e estudante das Casas de Cultura Estrangeira: o direito ao empréstimo fica limitado às obras da biblioteca específica.

Devolução

Deve ser efetuada na biblioteca em que o material foi retirado. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes impressos e também podem ser verificados através da Internet. O envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da biblioteca, e não isenta o usuário do pagamento de eventuais multas, caso não seja recebido.

O usuário deve dirigir-se à biblioteca para devolver materiais pendentes ou pagar débitos, quitando assim seus compromissos com as Bibliotecas da UFC a fim de efetuar matrícula, trancamento, fazer pedido de transferência, realizar mudança de curso ou solicitar expedição de diploma. Para comprovar que está quite, o usuário deverá solicitar a declaração de “nada consta” em qualquer Biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Penalidades

Será cobrada multa em caso de não devolução de material bibliográfico no prazo previsto, por item e por dias úteis de atraso, sendo seu valor determinado pela Resolução nº 01/CONSUNI, de 11 de abril de 1994.

Em caso de atraso, será aceito atestado médico, desde que o mesmo esclareça que o usuário não tenha realmente condição de vir devolver o livro. A isenção valerá apenas para o período especificado no atestado.

As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos usuários, mediante acordo com a administração da Biblioteca. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico, assim como do pagamento de multa por atraso na devolução, se houver.

O usuário em débito estará automaticamente suspenso da Biblioteca, tendo a situação regularizada após realizar a quitação referente aos dias em atraso.

Normas baseadas na Resolução nº 02/CONSUNI, de 11 de abril de 1994.