Projeto Livros Livres é destaque na mídia

4 de maio de 2018

Nos meses de março e abril de 2018, o Projeto Livros Livres foi destaque no Jornal O Povo. No dia 31 de março, a jornalista Socorro Acioli mencionou o referido projeto no artigo O acaso dos livros, publicado em sua coluna. No texto, a escritora aborda os caminhos do livro ao leitor, destacando os projetos de livros compartilhados (como o Livros Livres) e os clubes de assinaturas.

No dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, o Jornal O Povo publicou o Especial Livro Infantil. No artigo Projetos que plantam a semente da leitura, a respeito de ações desenvolvidas para incentivar a leitura, a jornalista Joyce Oliveira fez referência ao Projeto Livros Livres do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Prestes a completar dois anos, vale lembrar que o objetivo do projeto é o incentivo à leitura e a oferta de mais um espaço de cultura e lazer na UFC, por meio do compartilhamento de livros, sem que haja a necessidade de realizar cadastro, sem data de devolução ou multas. Para ilustrar: segundo Islânia Castro (bibliotecária e idealizadora do projeto), desde sua criação, foram compartilhados mais de 4.000 exemplares, somente na Biblioteca Central do Campus do Pici, onde o Livros Livres começou.

As bibliotecas da UFC que fazem parte do Projeto Livros Livres são: Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos, Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Agrícola, Biblioteca de Ciências Humanas, Biblioteca de Ciências da Saúde, Biblioteca do Campus de Russas e Biblioteca do Campus de Quixadá. Além disso, integram a iniciativa: Central de Atendimento ao Servidor/UFC, Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e Observatório de Políticas Públicas/UFC. Todos os locais recebem doações de publicações literárias para compartilhamento aos leitores.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 85 33669507.

Termos: