População poderá avaliar o atendimento de serviços prestados pela UFC

20 de julho de 2018

Já está disponível, através do site da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Universidade Federal do Ceará, banner com questionário para o público avaliar o atendimento dos serviços prestados pela UFC.

Embora boa parte dos setores da UFC já possua ferramentas para mensurar a satisfação do usuário, unidades como Biblioteca Universitária, Museu de Arte, Complexo Hospitalar, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, entre outras, terão os serviços avaliados também por meio do site da CPA.

A implantação do questionário visa atender às normas de órgãos fiscalizadores – Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF). Porém, o presidente da CPA, Prof. Lassance de Castro, explica que o recurso também tem o objetivo de fazer a própria Universidade saber como os serviços estão sendo prestados e como o público atendido os avalia.

PARTICIPAÇÃO – O questionário é público e tem como foco o usuário externo, o que não impede que pessoas da comunidade interna atendidas também possam opinar. Em forma de perguntas objetivas, oito pontos são avaliados: acesso às informações sobre o serviço; horário de atendimento; cortesia e educação dos atendentes; tempo de espera para ser atendido; prazo para conclusão do serviço; instalações físicas; conservação e limpeza do local de atendimento; e grau de satisfação com o serviço prestado.

O usuário pode clicar em uma das opções: “muito satisfeito”, “satisfeito”, “insatisfeito” e “não se aplica”, quando for o caso de não optar por nenhuma das alternativas anteriores. Há um campo também para expressão de críticas, sugestões e elogios, o que torna o usuário um agente no processo de gestão participativa na Instituição.

TREINAMENTO – No último dia 18, gestores de unidades participaram de treinamento para conhecer a ferramenta e saber mais sobre sua operacionalização.

O treinamento foi realizado no auditório do bloco 910 do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Foi conduzido pelo presidente da CPA, José Lassance de Castro Silva; pela ouvidora-geral, Geovana Cartaxo; pelo diretor da Biblioteca Universitária, Jonatan Soares; e pelo analista da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) Eliano Carneiro.

Neste primeiro momento, o questionário ficará abrigado apenas no site da CPA. Posteriormente, a ideia é disponibilizar a ferramenta nos sites das próprias unidades que prestam o serviço, com adaptações que foram sugeridas pelos participantes do treinamento. O Prof. Lassance explica que a tabulação dos dados ocorrerá trimestralmente e a divulgação dos resultados da avaliação será feita em janeiro, abril, julho e outubro no site da CPA.

Ainda de acordo com o presidente da CPA, estratégias estão sendo pensadas para tornar o questionário conhecido e utilizado pelo público. Um aspecto todos os condutores do treinamento destacaram: a necessidade do apoio dos participantes na divulgação dessa nova ferramenta de avaliação institucional.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA da UFC – fone: 85 3366 9421

Notícia publicada no Portal da UFC.