Oficina na Biblioteca Central discute os significados do turbante

9 de novembro de 2017

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) realizará a oficina intitulada “O turbante em questão: reflexões sobre negritude, ancestralidade, indústria de consumo e apropriação cultural”, dia 20 de novembro (segunda-feira), das 15h às 17h, em seu auditório.

A oficina terá como objetivo principal discutir quais os significados políticos, socioculturais e religiosos do uso do turbante e como este “acessório” vem sendo utilizado através da história pelos mais diferentes povos, enfatizando os povos existentes no continente africano e na sua diáspora, bem como pontuar a maneira que o sistema capitalista e a indústria do consumo se relacionam com o turbante. Além do mais se faz necessária uma diferenciação acerca dos conceitos de mestiçagem nacional, hibridização, aculturação, assimilação e apropriação cultural que são comumente trazidos quando a questão do uso do turbante está em foco. Após a discussão será realizado um momento de aprendizado de amarrações diversas.

Data: 20/11/2017 (segunda-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP)
Link para inscrição: https://goo.gl/forms/fYbqBPjk9DmheJva2

Instrutores:

  • Valterdinan Mesquita (Kamoxi ria Kaviungo) – estudante de Ciências Sociais da UFC (Licenciatura) e
  • Karlla Alves (Makota de Ndandalunda) – Professora da rede básica de ensino – Projeto Mais Educação.

Obs: Será emitida declaração de participação.

A organização solicita que os participantes levem 1 metro e meio (1,5m) de tecido (malha, elastano, algodão ou chita), para as amarrações. Haverá tecido para os 10 primeiros participantes inscritos.

Fonte: Aline Mendes, Bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici, Fone: 3366 9514.

Termos: