Imprimir

Cineclube da Biblioteca Central do Pici promove mostra sobre cinema LGBT

Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI, comemorado no dia 28/06, o Cineclube da Biblioteca Central do Campus do Pici  Prof. Francisco José de Abreu Matos (Cineclube BCCP) organiza em junho e julho a mostra "Cinema LGBT: close na lacração". A programação propõe um mergulho em filmes sensíveis a diferentes questões relacionadas à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais.

A primeira parte da mostra, que ocorrerá ao longo do mês de junho, conta com a exibição de quatro longas-metragens, e a segunda, em julho, terá dois filmes. As obras escolhidas procuram representar um pouco de cada identidade, seja através dos personagens, seja através dos realizadores, além de abordar assuntos como LGBTfobia, preconceito, raça, classe, amor, afeto, sexualidade, gênero, família, etc., localizados no cenário internacional e brasileiro.

Para abrir a programação de junho, o filme da próxima terça-feira (06/06) será o cultuado documentário "Paris is burning" (1990), da diretora Jennie Livingston. Nas semanas seguintes, os filmes da vez são: “Carol” (2015), do diretor americano Todd Haynes, e “Favela Gay” (2014), documentário do carioca Rodrigo Felha. Para encerrar a primeira parte da mostra, no dia 27/06, será exibido “Tatuagem” (2013), do recifense Hilton Lacerda, vencedor de três Kikitos no Festival de Gramado de 2013 (Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Trilha Musical).

O cineclube acontece semanalmente às terças-feiras, a partir das 18h, no auditório da biblioteca, no campus do Pici. Depois da exibição de cada filme, haverá um debate sobre a obra assistida.  No final do semestre, será disponibilizado aos frequentadores certificado de participação. O Cineclube BCCP, existente desde 2014, é uma das atividades integrantes do Arte na Biblioteca, projeto que busca consolidar a inserção de atividades artístico-culturais no rol de serviços oferecidos pela biblioteca. Fazem parte também do Arte na Biblioteca os projetos Livros Livres, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outros.

Serviço
Cineclube BCCP de junho: “Cinema LGBT: close na lacração, parte 1”
Data: Nas terças-feiras de maio (06, 13, 20 e 27/06)
Horário: 18h
Local: Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici
Entrada gratuita

Programação:
06 de junho – “Paris is burning” (1990), de Jennie Livingston;
13 de junho – “Carol” (2015), de Todd Haynes;
20 de junho – “Favela gay” (2014), de Rodrigo Felha;
27 de junho – “Tatuagem” (2013), de Hilton Lacerda.

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, Diretora da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos - (fone: 85 3366 9515)