Mostra “Rememória”, sobre a ditadura, marca retorno do Cineclube BCCP nesta quarta-feira (17/04)

15 de abril de 2019

Programação Cineclube BCCP Abril

Diante dos recentes debates nacionais a respeito do período da ditadura militar, o Cineclube da Biblioteca Central do Campus do Pici (Cineclube BCCP) voltará às suas atividades do mês de abril na próxima quarta-feira (17/04) às 18h com a Mostra Rememória, composta por três filmes que retratam com diferentes olhares a vida durante o período pré e pós golpe militar de 1964.

A sessão de abertura será com o filme “Zuzu Angel”, no dia 17 de abril, que parte da perspectiva de uma grande estilista brasileira que vê o seu filho ingressar na militância e no movimento estudantil contrários ao golpe, e que diante do seu desaparecimento e do total desprezo das autoridades em revelar o paradeiro do filho, ela passa a usar a sua influência e os bordados das suas roupas como armas para expôr ao mundo as violências da ditadura militar vigente no Brasil.

Abordando o regime sob um viés mais histórico e expositivo, ocorrerá no dia 24 também às 18h a exibição do documentário “Jango”, filme que refaz o momento político anterior ao golpe de 1964 ea trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro que foi deposto pelo golpe na manhã do dia 1° de abril de 1964.

E para encerrar a programação de abril, “Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava” será exibido no dia 30, retratando por meio de imagens e sons exclusivos da pornochanchada, o gênero mais visto e produzido no país durante a década de 1970, a violência do Estado, a luta armada e a modernização brasileira que ocorriam paralelamente ao governo repreensivo dos militares.

Confira o teaser da Mostra Rememória no YouTube >> https://youtu.be/BTdDWNJdVlk

Para mais informações sobre as futuras mostras, siga a página no Facebook do Arte na Biblioteca (https://www.facebook.com/ArtenaBiblioteca/?ref=bookmarks)

O Cineclube BCCP, existente desde 2014 , faz parte do projeto Arte na Biblioteca e ocorrerá semanalmente com exibições de mostras mensais no Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici. Ao final das sessões, cada filme será seguido por um debate acerca de temas relacionados a ele. O cineclube é gratuito, aberto ao público e emite certificado de participação.

Sinta-se convidado a sugerir filmes e temáticas para as futuras mostras do ano através do formulário: https://forms.gle/AN8iwWgrkGVXttPE8

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9515.

Termos: