Mostra Arte na Biblioteca (MAB) encerra programação com atividades de diferentes linguagens

25 de setembro de 2017
Equipe do curta-metragem Picivetagem (2015)

Equipe do curta-metragem Picivetagem (2015)

Após um mês de intensas e variadas atividades (entre agosto e setembro), a Mostra Arte na Biblioteca (MAB), encerra sua programação nesta quinta-feira (28), no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para o encerramento, estão previstas apresentação de projeto multimídia, exibição de curta-metragens, encenação de peça teatral e apresentação musical.

A programação começa ao meio-dia, com a apresentação do projeto Contos do Pici – Narrativas Transmidiáticas no Campus, da turma de 2017.1 da disciplina de Redação para Mídias Digitais, do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. Os estudantes visitaram alguns pontos do Campus do Pici e desenvolveram contos inspirados nessas localidades, experiência que deu origem a uma plataforma multimídia e a um documentário. Após a explicação do trabalho, haverá debate com os realizadores.

Às 16h30, será a vez do projeto Me poupe do vexame de morrer tão moço, de jovens do Jardim Iracema, protagonistas de uma peça teatral que tem como ponto principal tratar do extermínio da juventude e do que se vive nas periferias de Fortaleza.

Às 17h, haverá exibição do curta-metragem Picivetagem (2015), com direção de Geovana Correia e Pedro Moura. O documentário retrata a história de uma adolescente, moradora do Planalto Pici em Fortaleza, que saiu de casa. A equipe realizadora parte da residência de sua avó, Nete, junto de sua jovem mãe, Mici, em busca de Eva. Este percurso registra o diálogo indireto e conflitivo entre estas diferentes gerações de mulheres.

Para fechar a programação do dia, às 17h40, haverá a performance musical Glamour, Luxo e Selvageria. O grupo vocal, composto por Jean Brito, Laylson Maia e Marcus Vinícius Carvalho, levanta questionamentos sobre gênero, sexualidade e padrões estéticos de forma descontraída por meio do canto e da performance. Além disso, a exposição fotográfica Simples Cidade – Jangurussu, de Leo Silva, ainda pode ser visitadas no hall de entrada da biblioteca.

A MAB é uma iniciativa do projeto Arte na Biblioteca, da Biblioteca Central do Campus do Pici, que tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. O objetivo é difundir as mais variadas formas de saber, ampliando, assim, os serviços que a biblioteca oferece a seu público e fortalecendo a imagem desse espaço também como um centro cultural.

Serviço

Encerramento da Mostra Arte na Biblioteca (MAB)
Dia: 28 de setembro de 2017
Programação:
12h – [Multimídia] Contos do Pici – Narrativas Transmidiáticas no Campus
16h30 – [Teatro] Me poupe do vexame de morrer tão moço
17h – [Cinema] Picivetagem
17h40 – [Performance musical] Glamour, Luxo e Selvageria
Local: Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici, última sala ao final do hall de entrada.

Fonte: Francisco Feitosa Moura Filho, coordenador do Projeto Ate na Biblioteca – fone: 85 3366 9515.

Termos: