Consuni aprova novos nomes para unidades da Biblioteca Universitária

1 de junho de 2018

Em reunião no dia 29 de maio, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou novos nomes para unidades da Biblioteca Universitária localizadas nos campi da UFC em Fortaleza, com o objetivo de homenagear pesquisadores de destaque nas áreas das ciências e da cultura.

A Biblioteca da Pós-Graduação em Engenharia recebe o nome do Prof. Expedito José de Sá Parente. O homenageado foi engenheiro químico e inventor do biodiesel, a partir da extração de óleo da mamona. Expedito Parente (1940-2011) recebeu a Medalha do Conhecimento do Governo Federal em 2007, por sua contribuição para a inovação tecnológica e a competitividade da indústria nacional.

O pesquisador Rui Simões de Menezes (1917-2001) agora nomeia a Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Um dos fundadores da Estação de Biologia Marinha (atual LABOMAR) no início dos anos 1960, foi um dos pioneiros da pesquisa em zoologia marinha no Ceará, com trabalhos originais nos campos de ictiologia, pesca e piscicultura.

A Biblioteca do Curso de Física presta tributo ao Prof. Josué Mendes Filho (1945-2017). O docente se destacou nos estudos da física do estado sólido, em particular no espalhamento de luz pela matéria. Entre prêmios e honrarias, o físico foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFC (2016) e de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, na modalidade Ciências Físicas.

O Museu de Arte da UFC (MAUC) homenageia em sua biblioteca o artista plástico maranhense Floriano Teixeira (1923-2000). Em 1962, a convite do reitor Antônio Martins Filho, Floriano assumiu a tarefa de organizar e dirigir o museu, equipamento dedicado às artes e à cultura na Instituição.

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340

* Extraído de notícia veiculada no Portal da UFC em 30 de maio de 2018.

Termos: