Coleção de Normas Técnicas da ABNT

O que é

A ABNT Coleção, fornecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é um serviço disponibilizado pela UFC que possibilita à comunidade acadêmica da Universidade a consulta a mais de 9.000 normas técnicas brasileiras e do Mercosul. O serviço permite a visualização das normas em texto completo, as quais são atualizadas automaticamente e ficam disponíveis 24 horas por dia.

Requisitos

O serviço pode ser acessado nos computadores da UFC ou a partir de qualquer ponto da Internet, através da configuração do servidor proxy. Para usar, o interessado deve informar o número do CPF e a senha do SIGAA/SIGPRH (saiba como aqui). Como requisito para a visualização é preciso ter o Java atualizado. Acesse a ABNT Coleção.

Informações Gerais

As normas técnicas são resultado do trabalho de comitês de estudo em diversas áreas do conhecimento, formados por representantes dos setores envolvidos como, por exemplo, Construção Civil, Eletricidade, Responsabilidade Social, Informação e Documentação, Nanotecnologia, Informática em Saúde, Qualidade, Acessibilidade e Petróleo, dentre outras.

No quadro abaixo, indicamos as normas da ABNT necessárias para a elaboração/estruturação de trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso):

CÓDIGO TIPO OBJETIVO
ABNT NBR 14724:2011 Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
ABNT NBR 12225:2004 Informação e documentação – Lombada – Apresentação Estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos.
ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração Estabelece os elementos a serem incluídos em referências.
ABNT NBR 6024:2012 Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação Especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.
ABNT NBR 6027:2012 Informação e documentação – Sumário – Apresentação Especifica os princípios gerais para elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.
ABNT NBR 6028:2003 Informação e documentação – Resumo – Apresentação Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.
ABNT NBR 6034:2004 Informação e documentação – Índice – Apresentação Estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.

Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas (c2017).