Imprimir

Biblioteca Acessível

A fim de proporcionar ambientes de estudo adequados e um maior acesso à informação aos usuários com deficiência, o Sistema de Bibliotecas da UFC oferece um atendimento pautado na prestação de serviços especializados, na aquisição de equipamentos e tecnologias assistivas desenvolvidas especialmente para esses usuários e na inserção da acessibilidade arquitetônica em suas edificações.

Serviços especializados

  • Digitalização e/ou Conversão de Materiais Bibliográficos em formatos acessíveis (é oferecido em parceria com a Secretaria de Acessibilidade da UFC): neste serviço a bibliografia solicitada pelo professor passa pelo processo de digitalização e/ou edição e é convertida em arquivo digital acessível para posteriormente ser disponibilizada no catálogo da Biblioteca Universitária com acesso restrito aos usuários com deficiência visual.
  • Orientação à Pesquisa Bibliográfica para Usuários com Deficiência Visual: serviço realizado mediante treinamentos de uso das bases de dados on-line do Portal da CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e livros eletrônicos com o auxílio de softwares conhecidos como leitores de tela.
  • Levantamento Bibliográfico para Usuários com Deficiência Visual: o serviço consiste na pesquisa bibliográfica demandada pelos usuários com deficiência visual, transformada posteriormente em arquivo digital acessível para seu uso exclusivo.

Mais informações:

Digitalização e/ou Conversão de Materiais Bibliográficos
Fone: (85) 3366 7660
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tecnologias assistivas

Disponibilizamos nos terminais de consulta online os seguintes programas leitores de telas:

  • NVDA (Non  Visual  Desktop  Access) - Acesse o Manual (PDF 160 KB)
  • DOSVOX - Acesse o Manual (PDF 198 KB)
  • ORCA - Leitor de telas para Linux em ambiente GNOME - Manual (PDF 702 KB)

Recursos

  • Recurso de transcrição de textos em Braille - Impressora Braille ( Secretaria de Acessibilidade/Biblioteca de Ciências Humanas)
  • Recurso de acessibilidade linguística - Janelas com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras): apresentação dos serviços oferecidos pelas bibliotecas para a comunidade acadêmica. Disponível em: http://www.acessibilidade.ufc.br/buemlibras/

 Legislação

  • Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. No capitulo II, art. 68, paragrafo 1, fala dos editais de compra de livros, estes devem adotar cláusulas de impedimento à participação de editoras que não ofertem sua produção também em formatos acessíveis.
  • Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.O capítulo IV, art. 46, inciso I, alínea d - obras científicas podem ser reproduzidas sem ofensa aos direitos autorais para uso exclusivo de deficientes visuais.
  • Portaria n° 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
  • Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
  • Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
  • Declaração de Salamanca - É uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial.