Abertura da Mostra Arte na Biblioteca traz exposições e exibição de filmes para a Biblioteca Central do Campus do Pici

28 de agosto de 2017

Nesta segunda-feira, 28, a partir das 16h, a Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) promoverá a abertura da primeira edição da Mostra Arte na Biblioteca (MAB), com exposições de fotografias e de quadrinhos e exibição de filmes.

Nessa edição, a mostra tem como tema “Fortaleza e suas violências” e reunirá mais de 15 trabalhos artístico-culturais, tanto da comunidade acadêmica como da sociedade em geral, de diferentes linguagens, que serão apresentados até o dia 15 de setembro.

A abertura da mostra nesta segunda começa às 16h, no hall de entrada da biblioteca, com a exposição do trabalho fotográfico “Simples Cidade – Jangurussu”, de Leo Silva, que registra o cotidiano, as paisagens e os olhares dos moradores das comunidades do Jangurussu. Também serão expostas as tirinhas da quadrinista Amanda Coelho, que retrata em alguns quadrinhos as microviolências do ambiente urbano.

Logo em seguida, às 16h30, no auditório da biblioteca, haverá exibição do recém–lançado documentário “Rotinas”, com presença do coletivo Tentalize, realizador do projeto. O curta-metragem documenta a rotina de três pessoas: Dona Leonora “Tia do caldo”, Dona Quinha e Seu Luís “Tio do churrasco”, que utilizam o espaço urbano como uma alternativa para o sustento da família.

Às 18h, também no auditório, será exibido o longa-metragem “O lugar das perdas” (2015), do diretor Israel Branco, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). O documentário, filmado no bairro Pirambu, explora a questão do lar e do pertencimento a um local, através de relatos de moradores de Fortaleza, realocados de suas moradias para conjuntos habitacionais construídos pela prefeitura. Após a exibição, haverá debate com o diretor.

SOBRE A MOSTRA – A Mostra Arte na Biblioteca – Ano 1 é uma iniciativa do projeto Arte na Biblioteca, da Biblioteca Central do Campus do Pici, que tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. O objetivo é difundir as mais variadas formas de saber, ampliando, assim, os serviços que a biblioteca oferece a seu público e fortalecendo a imagem desse espaço também como um centro cultural.

SERVIÇO – Abertura da Mostra Arte na Biblioteca – Fortaleza e suas violências
Dia: 28 de agosto de 2017
Horário: A partir das 16h
Local: Biblioteca Central do Campus do Pici

Fonte: Francisco Feitosa Moura Filho, coordenador do Projeto Arte na Biblioteca  – fone: 85 3366 9515

Termos: